Pular para o conteúdo

Como manter a satisfação no trabalho após os 50 anos

Quem diria, né? Aquela ideia de ter um emprego seguro e estável até a aposentadoria, que era tão comum tempos atrás, parece cada vez mais um sonho distante.

Você também sente que o mercado de trabalho mudou demais nos últimos anos? Aquele emprego para a vida toda virou quase uma utopia, não é mesmo?

Mas calma! Essa mudança constante, embora assuste um pouco no começo, também abre um leque de oportunidades incríveis. E aí, você já pensou em como essas transformações estão te afetando profissionalmente?

satisfação-no-trabalho-após-os-50-anos
Fonte: Reprodução

Mantenha a satisfação no trabalho após os 50 anos…

Muito velho?

Se você já chegou aos 50, ou está perto, já deve ter pensado se ainda tem gás para acompanhar as mudanças do mercado de trabalho, não é mesmo? A sensação de que a tecnologia avança em uma velocidade vertiginosa e que você pode ficar para trás é bem comum, principalmente quando chegasse perto daquela tal da ‘meia-idade’. Mas, e se eu te dissesse que essa preocupação pode ser uma grande oportunidade?

A verdade é que a experiência que é acumulada ao longo dos anos é um verdadeiro tesouro. Quem começou a carreira há algumas décadas já passou por diversas transformações do mercado e, com certeza, adquiriu habilidades que são super valorizadas hoje em dia. A adaptabilidade, a capacidade de aprender coisas novas e a resiliência são só algumas delas.

E diferentemente da geração anterior, os quarentões e cinquentões modernos são experientes em tecnologia. Se você trabalhou nos últimos 20 anos, já deve estar familiarizado com computadores, e-mail, WhatsApp, smartphones e programas específicos do seu setor.

Desde que você demonstre disposição para aprender e se adaptar, isso não deverá ser um problema.

Se você está tentando entrar em uma nova oportunidade de trabalho, certifique-se de que você é capaz de demonstrar suas habilidades técnicas e sua adaptabilidade. Nunca é tarde para começar de novo a fazer algo que realmente lhe interessa.

Permanecendo relevante

Já se pegou pensando que a concorrência no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada? É normal se sentir assim! Afinal, as empresas buscam profissionais cada vez mais qualificados e adaptados às novas tecnologias. Mas, calma! Essa é a hora de mostrar para o mundo tudo o que você tem de melhor.

Imagine só: sua experiência, sua rede de contatos e a sua capacidade de aprender coisas novas são diferenciais que ninguém pode tirar de você. O mercado valoriza cada vez mais profissionais completos, que aliam conhecimento técnico com habilidades comportamentais.

Que tal dar uma repaginada no seu currículo? Inclua projetos que você se orgulha, destaque as suas maiores conquistas e mostre como suas experiências anteriores te prepararam para os desafios de hoje. E não se esqueça do LinkedIn! Essa rede social é uma vitrine incrível para sua carreira.

Também vá a tantos eventos de networking profissional quanto possível e fale com novas pessoas, além de cultivar os relacionamentos já existentes.

E aí, está pronto para conquistar o mercado de trabalho? Aposte em você e nas suas habilidades! Lembre-se, você tem muito mais a oferecer do que imagina.

satisfação-no-trabalho-após-os-50-anos
Fonte: Reprodução

Recomeçar

Não importa se você passou muito tempo em sua área de atuação e quer mudar de carreira, se está buscando recolocação após a demissão ou se está retornando ao mercado de trabalho depois de criar seus filhos, os 50 anos representam uma oportunidade para reinventar sua carreira e fazer algo por você.

Para muitas pessoas, a casa dos 20 anos envolve encontrar um emprego e se consolidar no mercado de trabalho após obter diversas qualificações. Entre os 30 e 40 anos, elas se concentram em construir uma boa reputação em suas carreiras e subir na escada de promoções.

Muitas vezes isso é combinado com a responsabilidade de criar os filhos e pagar financiamentos.

Quando você chega aos 50 anos, provavelmente já terá quitado a maioria de seus financiamentos (muitas vezes, todos) e se seguir nossas dicas de finanças pessoais (veja aqui), já terá um “pé de meia” guardado. E para aqueles que continuam aproveitando suas carreiras, os 50 anos se torna a época ideal para lutar por uma promoção sênior.

No entanto, para muitos outros, especialmente aqueles que trabalham em empregos que exigem força física (como construção civil ou militar) ou aqueles que trabalham em empregos com intenso esgotamento mental (por exemplo, docência, bancos de investimento e direito), a essa altura de suas vidas, eles podem já estar de “saco cheio”.

Mesmo que a carreira tenha sido gratificante no início, 25 anos de alto estresse e ritmo acelerado podem deixar as pessoas esgotadas.

Porém a boa notícia é que os 50 anos são o momento perfeito para se arriscar e fazer algo diferente.

Reinventando-se

Aposentadoria costumava significar parar de trabalhar e relaxar em casa. Porém hoje em dia a aposentadoria, pode ser a oportunidade perfeita para começar uma nova carreira.

Que tal transformar suas experiências em uma nova jornada? Você pode aproveitar todo o conhecimento que adquiriu ao longo da sua carreira e adaptá-lo a um novo projeto. Imagine ter mais autonomia para escolher seus próprios horários e trabalhar em algo que realmente te inspire. E se você sempre sonhou em ser seu próprio chefe, agora é a hora de colocar esse sonho em prática. Montar seu próprio negócio pode ser a chave para uma vida mais equilibrada e gratificante.

Se você aprecia alguns aspectos do seu trabalho atual, mas busca mais autonomia e flexibilidade, o trabalho como freelancer pode ser a solução perfeita. Imagine poder escolher seus próprios projetos e clientes, trabalhando no seu próprio ritmo.

Um professor bem-sucedido pode querer mais tempo no “quadro negro” mas decidir se aposentar, isso não o impede de dar aulas particulares ou retornar a sala de aula com um horário reduzido.

Um engenheiro ou técnico pode decidir fazer trabalhos freelancer ou por contrato, participando de projetos específicos sem ter mais responsabilidades a longo prazo.

No entanto, quando você chegar aos 50, você pode já estar farto. Por exemplo, como contador, você pode nunca mais querer ver um balanço patrimonial.

Se for esse o seu caso, pense no que o motiva, reflita sobre suas paixões e veja se você pode ou não usar isso para começar uma nova carreira. Seja querer escrever um livro ou um blog, desenvolver aquela ideia de produto ou abrir um restaurante. Muitas vezes você pode descobrir que sua paixão é muito lucrativa!

satisfação-no-trabalho-após-os-50-anos
Fonte: Reprodução

Se decidir empreender

Ter um sonho ou uma ideia de negócio não significa que isso seja viável ou se tornará realidade.

Você precisará analisar se tem ou não uma boa ideia, pesquisar a concorrência, encontrar sua base de clientes em potencial, formular um plano eficaz e colocá-lo em prática.

Se o seu empreendimento dos sonhos tem possibilidades, mas levará tempo para se concretizar, considere candidate-se ou manter-se no seu emprego nesse meio tempo. Você precisará de uma fonte de renda para sustentá-lo até que possa fazer as coisas andarem.

O trabalho também oferece a oportunidade de fazer networking, o que pode ser de vital importância para o seu negócio.

Os 50 anos não precisam significar o fim da sua diversão e satisfação com a sua vida profissional. Você não precisa permanecer por mais 15 anos (ou mais) em um emprego que não gosta mais.

Reserve um tempo para refletir e analisar suas paixões e perspectivas e lute por elas. A carreira certa está aí para você.

Referência: Job Search Bible.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *