Pular para o conteúdo

Qual a diferença entre emprego e carreira?

Os tempos mudaram e já se foram os dias em que a maioria das pessoas abandonava a escola, conseguia um emprego e passava a vida toda em uma única empresa, hoje isso soa quase antiquado

Isso ainda acontece. Mas hoje, é cada vez mais comum mudar de emprego, e até mesmo de carreira, ao longo da vida profissional.

E isso levanta a questão: Mas, afinal, qual a diferença entre emprego e carreira? E por que essa distinção é tão importante nos dias de hoje?

Vamos explorar essa questão…

Definição de “carreira”

Existem muitas definições para o termo “carreira”, embora sejam todas muito semelhantes em sua descrição. Aqui estão alguns exemplos:

Definição de “emprego”

Novamente, há inúmeras definições para o termo “emprego”. Mas, também novamente, todas elas têm um tema similar. Alguns exemplos incluem:

Principais diferenças entre uma carreira e um emprego

Você notou as principais diferenças entre as duas definições?

As definições de “carreira” incluem todas referências ao longo prazo. Elas também incluem frases como “sequência de etapas” e “possibilidade de crescimento”, que confirmam que uma carreira não é algo temporário.

As definições de “emprego” se referiam a emprego e a ser pago. Não havia menção de um emprego ser para a vida toda – a inferência é que um emprego é temporário e não define o trabalho da sua vida.

Simplificando: um emprego é uma forma temporária de trabalho. Uma carreira é uma definição mais permanente e abrangente do trabalho da sua vida.

Como um emprego e uma carreira se encaixam?

Vejamos um exemplo que ajuda a demonstrar isso:

Qual-a-diferença-entre-emprego-e-carreira

O diagrama demonstra claramente a flexibilidade das trajetórias profissionais contemporâneas. É comum que uma carreira seja composta por diversos empregos, nem sempre diretamente relacionados com nossa carreira escolhida.

Não é algo incomum. Muitas vezes, a necessidade de complementar a renda ou adquirir novas experiências nos leva a aceitar oportunidades que, à primeira vista, podem parecer desalinhadas com nossos objetivos de longo prazo. No entanto, esses desvios podem ser valiosos para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Agora vamos ver outro exemplo:

Qual-a-diferença-entre-emprego-e-carreira

O diagrama acima mostra que é possível mudar de carreira durante a vida, e que nessas carreiras podem haver múltiplos empregos.

É justamente essa sequência de experiências que molda nossa carreira. Afinal, ela não é apenas um desejo ou um plano, mas sim a soma das nossas experiências profissionais. Mas o que isso quer dizer afinal? Que mesmo que não seja sua intenção ou sonho seguir carreira em determinado setor, a somatória das suas experiências já representam uma carreira na área.

Como diz o ditado, “somos aquilo que fazemos”.

Por exemplo: um ator que, por necessidade, trabalha como garçom por um período, estará construindo, na prática, uma carreira na área de serviços, mesmo que seu sonho seja o palco.

Há também pessoas que em um período de sua vida estão investindo, conseguindo se desenvolver e com foco em uma carreira, mas em determinado ponto do percurso, decidem alterar a rota e trocar de carreira. Isso está acontecendo cada vez mais, não sendo tão incomum encontrar pessoas que já tiveram duas, três ou até mais carreiras durante a vida.

Como transformar um emprego em uma carreira

Se você está trabalhando atualmente, mas gostaria de construir uma carreira, o que deve fazer?

Aqui está nosso guia passo a passo…

1. Defina seus objetivos de carreira

O primeiro passo é identificar seus objetivos de carreira. O que você realmente você quer fazer?

Por exemplo, uma meta profissional comum é encontrar um tipo de trabalho que você goste de fazer e que te faça feliz.

Seja qual for seu objetivo, é importante escrever suas metas de carreira e descrevê-las da forma mais detalhada possível. Pesquisas mostram que você tem maior probabilidade de atingir metas de carreira que são escritas .

É comum que precisemos experimentar diversas profissões para encontrar aquela que realmente nos realiza. Essa jornada de autoconhecimento pode envolver alguns riscos, como mudar de emprego com frequência, mas é fundamental para descobrir nossas paixões e talentos. Afinal, a carreira ideal é aquela que nos proporciona satisfação pessoal e profissional.

2. Crie um plano de ação

Com os objetivos de carreira bem definidos, é hora de traçar um plano de ação. A partir de agora, você precisa identificar as etapas necessárias para alcançar suas metas e começar a implementá-las.

Seu plano de ação deve incluir ações de curto, médio e longo prazo para apoiar sua trajetória, lembre-se, carreira é um percurso. Abaixo alguns exemplos:

Desenvolva suas habilidades

Busque aprimorar e aprofundar suas habilidades já existentes que se alinham com a careira escolhida. Isso pode ser por meio de ensino formal ou experiências no trabalho.

Da mesma forma, você deve refletir sobre quais habilidades você não possui atualmente que o beneficiariam na carreira escolhida, então procure maneiras de desenvolvê-las. Isso também pode ser feito por meio de cursos ou por meio de experiências de trabalho.

Se você não tem certeza de quais novas habilidades precisará desenvolver, procure e pergunte para pessoas na área da carreira que você respeita e admira.

O que vai de encontro com…

Procure um mentor

Se quer levar a sério a ideia de transformar seu trabalho em uma carreira de longo prazo, o ideal é procurar pelo menos um mentor que possa apoiá-lo.

Um mentor ideal é alguém mais experiente que você na profissão, de preferência alguém que você respeita e admira.

Não tenha medo de procurar pessoas que admira na sua área e pedir orientação. Ao solicitar uma mentoria, você não apenas demonstra seu interesse em aprender, mas também oferece a oportunidade para que essa pessoa compartilhe seus conhecimentos e experiências. O ato de mentorar pode ser muito gratificante e contribuir para o desenvolvimento profissional de ambos.

Considere estágios

Se o seu emprego atual não é na área da carreira desejada, considere adquirir experiência com um estágio.

Um estágio não só ajudará você a obter experiência necessária para iniciar na sua área de atuação, como também demonstrará suas qualidades, como dedicação, proatividade e comprometimento.

Construa seu networking

Expandir sua rede de contatos é fundamental para o sucesso profissional. Ao conhecer pessoas da sua área, você terá acesso a novas perspectivas, insights e oportunidades. Compartilhar experiências e trocar ideias com outros profissionais pode te ajudar a crescer e a se desenvolver como profissional.

Estude!

Identifique cursos e treinamentos relevantes que darão suporte aos seus objetivos de carreira.

Isso pode despender algum investimento, mas com dedicação você colherá os frutos. Há também muitos recursos gratuitos disponíveis online que podem lhe fornecer uma base de conhecimento e insights.

Lembre-se de certificar a qualidade, credenciais e reconhecimento do curso ou treinamento.

3. Monitore seu progresso

O caminho profissional é dinâmico e sujeito a mudanças. Por isso, é fundamental acompanhar de perto sua jornada e fazer ajustes sempre que necessário.

Monitore seu progresso regularmente e, se perceber que está se desviando do seu objetivo inicial, não hesite em reavaliar suas estratégias e ajustar seu plano de ação. A flexibilidade é uma aliada poderosa na construção de uma carreira de sucesso.

Trabalho X Carreira

Um emprego é uma forma temporária de trabalho. Uma carreira é uma definição mais permanente e abrangente do trabalho da sua vida.

A carreira é um caminho dinâmico, enquanto o emprego é um ponto específico nesse caminho. A carreira se adapta às mudanças do mercado de trabalho, às nossas aspirações e às novas oportunidades que surgem. Já o emprego, muitas vezes, é mais estático, podendo se tornar obsoleto diante das constantes transformações do mundo profissional.

Uma carreira abrange toda a nossa vida. Quando uma avenida de carreira está fechada para nós, precisamos fazer um balanço das habilidades e experiências que construímos para continuar a carreira, ou mesmo forjar uma nova.

A carreira é um caminho em constante construção, quando uma porta se fecha, é hora de explorar novos caminhos. A experiência e as habilidades adquiridas ao longo da jornada profissional são como um mapa que nos guia em direção a novas oportunidades. Ao fazer um balanço de nossos conhecimentos e experiências, podemos identificar novas possibilidades e dar um novo rumo à nossa carreira.

Referência: Job Search Bible.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *